Gangrena Gasosa
Nomes alternativos
infecção clostrídica dos tecidos, mionecrose clostrídica, infecção de tecidos por Clostridium
Definição
Forma grave de gangrena (necrose tecidual) causada por Clostridium perfringens (veja também infecção subcutânea necrosante).
Causas, incidência e fatores de risco
A gangrena gasosa resulta de infecção por Clostridium, espécie bacteriana que em condições anaeróbicas (pouco oxigênio), produz toxinas que causam necrose do tecido e sintomas associados.
A gangrena gasosa geralmente ocorre nos locais traumatizados ou em ferida cirúrgica recente, iniciando-se repentinamente e tem caráter grave. A inflamação começa apresentando um inchaço tecidual no local da infecção, extremamente doloroso, de cor pálida passando para um vermelho-acastanhado. Pressionando-se a área inchada, pode-se sentir uma sensação crepitante, revelando a presença do gás no tecido. As beiradas da área infectada expandem-se em poucos minutos, de forma tão rápida que as alterações são vísiveis. O tecido afetado fica completamente destruído.
As espécies de Clostridium produzem diversos tipos de toxinas, quatro das quais (alfa, beta, ípsilon e jota) são fatais. Causam também necrose tecidual, destruição dos glóbulos vermelhos do sangue (hemólise), diminuição da circulação local (vasoconstrição) e infiltração nos vasos sangüíneos (aumento da permeabilidade vascular). Essas toxinas são responsáveis tanto pelo destruição dos tecidos locais, como pela sintomatologia sistêmica (sintomas gerais).
Os sintomas sistêmicos se manifestam desde o início da infecção e consistem em sudorese, febre e ansiedade. Se o paciente não receber tratamento, manifestam-se: choque, síndrome caracteriza por queda da pressão sangüínea (hipotensão), insuficiência renal, coma e por fim, óbito.
Sintomas
Sintomas iniciais:
Obs.:Em geral, os sintomas começam repentinamente e tendem a piorar rapidamente.
Sinais e exames
Pode ocorrer o choque, cujos sinais são: palidez generalizada, extremidades frias, pressão sangüínea baixa e aumento da freqüência cardíaca, além da presença de ar nos tecidos (crepitação). A infecção pode se estender a todo o organismo (toxicidade sistêmica ou sepse). É possível que a pele amarelada esteja associada à destruição desmesurada das células sangüíneas (icterícia).
Tratamento
É necessária a imediata remoção cirúrgica do tecido infectado, danificado e necrosado (debridamento). A amputação pode ser indicada para controlar a disseminação da infecção.
Devem ser administrados antibióticos, de preferência do tipo penicilina, inicialmente por via intravenosa (por veia) e analgésicos, para controlar a dor.
Tem-se utilizado o oxigênio hiperbárico com resultados variados.
Expectativas (prognóstico)
A gangrena gasosa é progressiva e freqüentemente fatal. É necessária a assistência médica imediata.
Complicações:
Solicitação de assistência médica
Solicite assistência médica se em dado momento ocorrerem sinais de infecção ao redor do ferimento, como dor, inchaço, vermelhidão, secreção de pus ou sangue, febre ou sintomas similares.
Procure o pronto-socorro ou chame o serviço de emergência local (190) se os sintomas indicarem gangrena gasosa. Trata-se de uma condição que requer atendimento médico imediato.
Prevenção
É necessário limpar cuidadosamente qualquer lesão cutânea, ficar atento aos sinais de infecção, como vermelhidão, dor, secreção de líquidos ou inchaço ao redor do ferimento. Caso isso ocorra, procure imediatamente assistência médica.